segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Meu capítulo de make preferido-dicas de base

Olá a todas!

Com esse calor insuportável que está em São Paulo estou com vontade de ficar o dia inteiro morgando na piscina… Nem a fim de trabalhar/estudar, não é mesmo? Melhor é ficar blogando, rsrs…

Não vou ficar repetindo minhas desculpas para não ter aparecido antes e blá blá blá. Cheguei à conclusão de que, se alguém um dia visitar esse blog, é para ler sobre coisas de beauty e não chororôs de Anas, certo? =)

Então vamos ao que interessa!

Segredinho de polinchinelo, mas a parte mais importante do make é a BASE.  Ou, mais genericamente, a preparação da pele.

Dou três motivos:

1) Preparar a pele dá um ar mais bonito e elegante ao rosto, pois esconde pequenas manchinhas, acnes, olheiras muito fortes e afins.

2) Tira aquela cara de cansaço e sono (não, não, quase não tenho isso, rsrs) que nos acomete no meio da semana

3) É, literalmente, a “base” do resto do make, que permite que olhos e boca sejam ainda mais valorizados.

Muito lindo, de fato. Mas eu, pessoalmente, acho que preparação de pele é um negócio difícil. Sempre amei make e, apesar de ser rata de blogs, livros e revistas sobre o assunto, tinha muita dificuldade em deixar o rosto bonito, uniforme elegante… Tanto que tenho mais de 20 bases e, de tanto tentar, virei fã e não consigo ficar sem comprar uma de vez em quando…

Decidi fazer uma série de vários posts sobre pele, mostrando o que eu acho que funciona em se tratando do trio base, corretivo e pó (os segredinhos essenciais para a pele bonita).

Nesse primeiro, começo com algumas dicas geralzonas sobre pele/base/pó e etc. Escrevi em pontinhos pra facilitar =):

1) Base, corretivo e pó devem, via de regra, ter o tom exato (ou extremamente semelhante) ao da sua própria pele. Só assim será possível obter um efeito natural e bastante bonito, que não deixe “marcas” esquisitas. Rosto brancão ou moreno demais destoam do resto do corpo e te deixarão com uma cara de máscara. Para não errar, não hesite em testar na PELE do rosto. Eu costumo testar em um pedaço da bochecha ou na linha do maxilar. Aplique o produto e veja se ele “some”.

2) Na hora do teste de cor, cuidado com a luz. A luz branca tende a escurecer nossa pele e atrapalhar o matching. A luz amarela é mais semelhante à luz natural mas não é exatamente igual. Se for possível (e quase sempre não é =( ), teste na luz natural.

3) Cada base tem um tipo de cobertura específico e não adianta forçar a barra: as bases líquidas são menos perceptíveis e têm, em geral, cobertura mais suave que as compactas ou pankakes. Compre um produto que tenha a cobertura desejada e aplique uma, no máximo duas- se a base for muito fina- camadas. Não adianta se empanturrar de base achando que as acnes/manchas estarão melhor cobertas. Isso só vai gerar uma meleca generalizada.

4) O mesmo vale para o corretivo! Não lote a espinha vermelha de corretivos mil, isso tende apenas a irritar ainda mais a pele inflamada. Se te incomodar muito, corte um pequeno pedaço de nexcare e cole sobre a acne, para você não ver toda a hora e se incomodar.De qualquer maneira, a base e corretivo podem ser usados sobre a acne, mas SEM exageros!

5) As bases de hoje em dia em geral possuem filtro solar, mas antes delas vale a aplicação de um filtro para o rosto, pois assim a pele fica ainda mais protegida.

6) Para preparar o make, aplique uma camada de primer  antes da base e após o filtro solar. O produto vai suavizar linhas de expressão e disfarçar os poros, preparando a pele para a base. Se ele é fundamental? Não, dá pra sobreviver sem primer, mas eu particularmente gosto muito. Merece um post e terá um só para ele =)

7) O pó é um produto bacana para dar acabamento e fixar a maquiagem. Há diversos tipos, assim como as bases, e cada um deles dão uma finalização diferente à pele. Vale o mesmo da base: escolha um que se adapte às suas necessidades! Não vale se empanturrar de pó, pois isso pode alterar a cor do seu make e colocar tudo a perder.

8) Muito cuidado com os pós! Se não for passado corretamente, o produto pode vir a se acumular nas linhas de expressão e marcá-las ainda mais. Na minha opinião, esse problema se resolve se aplicarmos o pó com o pincel, com calma, sempre removendo o excesso da escovinha antes de aplicar o produto. Se for usar a esponja, aplique um pouco de cada vez para não haver “acúmulo” de grandes quantidades nas áreas críticas.

=)

 

Serviram para alguma coisa?

 

Queridas, eu amo preparação de pele, e acho que cada item aí é um papo sem fim… Pretendo trazer minha coleção de bases, o que acho de cada uma, dicas, recomendações e etc...

 

Espero que tenham gostado!

 

Beijinhos!

Um comentário:

  1. Ana, faz um post sobre cuidados com os cabelos!

    Adorei esse de base e preparo da pele. Nunca dei muita bola, usava uma base e pronto. No máximo, misturo a base com um creme para área dos olhos pra marcar menos. Mas agora estou ficando mais ligada no assunto =D

    Sabe, adorei a dica sobre jogar almofadas pro alto. Eu escrevo e realmente ajuda muito. Qdo leio, parece que sou uma terceira pessoa e isso me faz pensar, me dá outra perspectiva sobre o assunto.

    Eu tb tenho um blog, mas é anônimo e bloqueado pq descobriram ele. Aí ficou ruim pq tb perdi os comentários das poucas pessoas que o acessavam. Era legal pq como a gente não se conhece, ficava fácil falar. Tô pensando em criar outro, mas por enquanto é só pensamento.

    Bjs

    ResponderExcluir