terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dicas das Ninas-nº1

Olá, flores!

Em uma das minhas andanças por livraria Cultura dessa semana (esse negócio de trabalhar perto da Paulista põe a fatura do cartão em sério risco de explosão), encontrei o livro de uma colombiana chamada Nina Garcia (coincidência absurda, não?) que é editora da Maria Claire nos EUA. O livro chama “As 100+”, e é sobre uma série de peças “chaves” do estilo e elegância.

Nem preciso dizer que devorei em 1 dia, né?

O livro é fofo, capa rosa, ilustrado com desenhos meigos e com comentários engraçados, além de quadros sobre história e curiosidades da moda.

Gostei de muita coisa, fiquei muito muito inspirada. Tem coisas das quais eu (cidadã mortal classe média que compra a maior parte de seu guarda-roupa na Hering, C&A e Renner) discordo, e é justamente disso tudo que eu quero falar com vocês nessa série de Posts.

Inauguro, oficialmente, a seção Dica das Ninas!!

-----------------------------------------------------------------------------

Sobre jóias e “jóias”.

Juro que nunca tinha pensado que brincos, colares e anéis podem ser um acessório megapoderoso de estilo. Mas aí lembrei de algumas amigas fofas (você, principalmente, Annie), que usam correntes delicadas, penduricalhos daqui e lá, coisinhas sofisticadas.

Abrindo o livro da Nina, me deparei com dois comentários fofos sobre anéis:

-Anel de coquetel: aquele anelão enorme, que salta aos olhos de quem te vê). Segundo a Nina, isso pode complementar muito bem um tubinho simples ou um traje aparentemente sem graça. Não acreditei muito, mas outro dia saí com um anelão grande que eu achei aqui e juro que, quando me olhei no espelho, senti diferente. Era uma coisa que atraía o olhar, fazia prestar atenção nas mãos,sei lá. Curti demais. A nossa guru da Marie Claire recomenda Tiffany, em se tratando de anéis. Eu recomendo a boa e velha twenty five. Aí é uma questão de poder aquisitivo! =p

 

-Anel de brasão: já viram? Olha só:

Aquele que o papa usa no dedo? That’s it baby. Esse era o anel que os reis usavam pra marcar as cartas, as ordens reais…Pode ser usado com o mesmo propósito do anel de coquetel, e traz um ar bem sóbrio pra roupa. Onde encontrar? Lojas caríssimas ou…bom, ainda tenho que pesquisar. (Oi? OK, sei que tenho que ir na 25, girls! Mas me dêem um desconto, minha visita à Ikesaki tá atrasada em mais de um mês!!! ô vida sem tempo, viu? =p).

-Colar de pérolas: C-H-A-N-E-L. Preciso dizer mais? Verdadeiras ou falsas (coisa que a própria Chanel julgava hiperválida), elas trazem um ar madame e fino pro pretinho, pra camiseta, ou pra o que a sua imaginação pensar. Uma dica bem legal da Nina (a da Marie Claire ¬¬): a pérola, quando usada de forma excessivamente ostensiva, perde o estilo e se torna petulante. Prefira os colares pequenos de uma só volta (eu, particularmente, acho que com um colar de pérolas, brincos e pulseiras devem ser mega-discretos). “E aqueles colares de n voltas que a Chanel usava?”: se você tiver a graça que ela tinha em usar esse acessório de forma natural, sem parecer a mulher do prefeito da cidade provinciana, ok. Ainda assim, sugiro que guarde-os para uma festa. Ah, e mais uma coisa: o colar de muitas voltas fica mais elegante em senhoras. Você quer parecer a molecona que quer se impor? OK, ok, ok, parei…XD!!

 -Brincos de argolas: E nós brasileiras gostamos pouco disso, né? Médios em tamanho e espessura são mais clássicos. Quanto mais finos e grandes, mais sensuais. Dourados e prateados são mais sofisticados que os coloridos^^.

-Braceletes e pulseira escrava: são um supercomplemento, e devem ter seu estilo. Os braceletes finos e em grande quantidade são glamourosos. Eu adoro usar somente um ou dois juntos (acho extremamente discreto e sofisticado), em cor prateada ou dorada. Os com brilhinhos são bem legais, também. Os coloridos são bons pra diversão, e conferem toda uma personalidade ao look.  A pulseira escrava pode potencializar e evidenciar seu estilo ainda mais. Prateada ou dourada, é sofisticada. Colorida, é lúdica. Em madeira ou couro, tem um quê de boêmio e forte personalidade.

-Brincos de brilhante: falsos ou verdadeiros, segundo a Nina da M.C., servem muito bem para o dia-a-dia (são discretos!). Adorei essa dica! Achava que brilhante era coisa pra festas de high-society!

 

O livro traz essas dicas de forma muito fofa e gostosa de ler!

Tentei fazer uma releitura pra vocês, e espero que tenham gostado!

 

Um beijo,

Nina Garcia (a de classe média =)  ).

10 comentários:

  1. O uso das jóias e "jóias" tb não seria influenciado pela forma física das usuárias???

    Acho meio estranho uma pessoa baixinha e de pescoço curto usar um brinco de argolas...

    Vc poderia fazer um post para as pessoas q não são exemplos de padrão de beleza...

    ResponderExcluir
  2. As dicas que eu dei, penso eu, servem pra qualquer mulher.
    Se ela se sente bem com brincos de argola, mesmo sendo baixinha e tendo pescoço curto, nada mais importa.
    Pessoalmente, acho que, no caso desse perfil que você descreveu, argolas mais finas podem ajudar a afinar o rosto e a torná-lo mais delicado. Além disso, as argolas não precisam ser muito grandes.

    Mas entendi sua idéia, e peço desculpas se meus posts parecem snobs! Vou ver se consigo, ainda essa semana, reunir material pra um post como o que você pediu.

    Eu não acredito que a beleza esteja só nos padrões. Não sou loira, alta e magérrima como as modelos do fashion-week, mas nem por isso acho que seja impossível ficar e sentir-me (o que é ainda mais importante) bonita.

    Minha grande tese é a de que o estilo de cada uma é a marca particular que lhe traz beleza e conforto. Seja esse estilo o das passarelas ou não, o importante é que ele seja um espelho de você pra você mesma^^

    Obrigada pela dica, querida!
    Peço desculpas pelo atraso, e farei o post assim que possível!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Anaa, hahahaha, adorei a parte que minha toca...vc que é uma fofa!

    Seu blog tá uma graça, parabéns!
    Tem um livro da Constança Pascolato, não sei se vc conhece, sobre maquiagem em todas as idades, é bem interessante, acho que vc gostaria tbm...beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Hey Nina, what's up? Curti os posts...

    Mas continuo achando que falta um post para os homens de plantão... hahaha...

    Nada de preconceito hein ;D

    Briiink's

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Haha-ok, ok!

    Dado que a maior parte do público é masculina, seria justo!

    Só faltam idéias!

    Brigada pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cultura (in)útil e boas ideias sempre tem um lugar interessante e, no fundo, alguma aplicabilidade. Mas queria mesmo saber é why is your love like a sinking ship? Who deserves your love?

    ResponderExcluir
  7. Caríssimo(a),

    Também gosto de boa música e poesia. Foi só uma citação.

    ResponderExcluir
  8. Sem mais atualizações??

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana!

    Cadê o resto da sessão "dicas das Ninas"???

    Estou louca pelo livro "As 100+". Nessa procura cheguei aqui. E nisso comecei a ler seu blog. Como estou um pouco à toa, fui atrás do seu perfil no orkut pq li que lá vc tem um álbum sobre unhas. E achei vc!
    E não add pq usei o fake de uma amiga, já que eu não tenho orkut...

    Sabe, eu simpatizei muito com o que li e gostei do álbum. De alguma forma, me identifiquei com vc. Nossa diferença é que eu já tive depressão e tive que fazer tratamento. Mas nem é disso que quero falar.

    Acho lindo vc gostar de arte, moda, beleza, guardar mensagens e sentir-se feliz com isso. Posso estar errada, mas quem perguntou se é só isso que te importa (e se foi seu namorado ou ex), essa pessoa é muito tola.

    Acho isso porque me acho parecida com o que está escrito lá. E já fui julgada por outras pessoas por isso. Sabe, fiquei magoada por me considerarem fútil por eu gostar de moda e ao mesmo tempo "dizer" que gostava de arte e literatura. Eu fiquei mal com isso.

    Por que nós, mulheres, somos categorizadas? É impossível conciliar salão, unhas bonitas, maquiagem, arte, cinema, moda, literatura e idas ao shopping? Eu não acho.

    Não me considero cult, culta, nerd, patricinha, fútil, burra, inteligente, superior ou inferior a ninguém. Sou eclética. Adoro Saramago, Dali, viagens, museus, Marie Claire, Chanel, Louis Vitton, cinema cult, comédias românticas, fazer compras, maquiagem, cozinhar, falar bobagem, dar risadas com minhas amigas, ir ao salão, comprar cremes e mais cremes, sapatos, bolsas, acessórios e roupas. Muitas roupas. E ainda assim, eu arrumo um tempinho pra ler clássicos e passo algumas horas das minhas viagens em museus. E qdo sinto saudades de uma pintura famosa que vi, recorro ao google. E fico horas lendo blogs com poesias escritas por pessoas comuns, como eu. E também vou a exposições de fotografias e me dedico aos estudos. E esses, infelizmente, consomem muito do tempo que eu gostaria de dedicar às outras coisas que gosto.

    Por isso, não faça como eu. Jamais deixe que alguém a deixe chateada por suas escolhas, suas unhas, seus cabelos e maquiagem. Toda forma de expressão é arte. E sabe no que penso quando falo isso? Na primeira manicure que teve idéia de pintar flores e borboletas nas unhas, colocar strass e fazer disso uma forma de arte. Talvez, se ela tivesse tido oportunidade, hoje fosse uma pintora ou mesmo estilista. Quem disse que isso não é arte? Quem disse que maquiagem e moda não são formas de expressão da arte?

    Posso ter me enganado quando li seu perfil, mas ali vc parece se justificar pra alguém que te julgou. Não deixe pessoas assim atingirem você. Hoje eu sou muito feliz conciliando meu tempo com as coisas que gosto.

    Ah, e vc falou algo sobre o Garcia Marquez. Já leu outros livros dele? Eu não gostei de Cem anos de solidão, mas amei O amor nos tempos do cólera e Memórias de minhas putas tristes. Amor nos tempos do coléra tem filme também. É claro que livros são sempre melhores. Mas a adaptação foi bastante feliz, na minha opinião.

    Um grande abraço,
    Aline

    ResponderExcluir
  10. Olá, Aline!
    Peço um milhão trezentos mil quatrocentas e oitenta e nove desculpas por ter demorado milênios para te responder!!
    Unforgivable, I know.

    Eu estava a pouco tempo trabalhando, estudando e tendo que conciliar blog com tudo isso. OK, não estava rolando MESMO.

    Mas agora deixei o trabalho e estou só estudando. Eu estudo Economia, sabe? E é bem, bem puxado! Bom, terei mais tempo pro blog!

    Obrigada pela lindíssima mensagem e pelo carinho. De coração, é muito bom saber que geramos identificação em terceiros, ainda mais quando não os conhecemos!

    Fico feliz que haja alguém no mundo que pense como eu, que perceba a importância da beleza vista de modo global. É mesmo muito gratificante ler, se sentir bonita, buscar a beleza.

    De fato, no perfil do meu orkut eu estava meio que me justificando... Eu escrevi chateada com uma pessoa besta, mas, como disse, meio que já está passando. Life goes on, right? E, verdade, não devemos justificativas a ninguém!

    E sim, preciso continuar a 'dicas das ninas'.
    Dá uma passadinha no paginazinhas.blogspot.com que meu proximo post será sobre o Gabriel!

    Um grande beijo, Aline!
    E, again, obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir